Alimentos Termogênicos e emagrecimento

O que são alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são aqueles que exigem um consumo maior de energia para serem digeridos.

Todos os alimentos podem ser considerados termogênicos, mas existem alguns que possuem essa característica mais acentuada que outros. Tal efeito faz com que o organismo realize o metabolismo de maneira mais acelerada.

Como o alimento termogênico atua no emagrecimento?

Ao induzir um metabolismo mais acelerado, ocorre também um efeito térmico no organismo.

Tal efeito faz com que a temperatura do organismo aumente e conseqüentemente o metabolismo acelera para queimar mais energia e gordura e assim, ocasionar a perda de peso.

Alimentos como pimenta vermelha, chá verde, gengibre, pimentão, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi,couve, salmão sardinha, , aspargos, bacalhau e café são alguns exemplos de alimentos termogênicos.

Efeitos colaterais dos alimentos termogênicos

Ao adotar uma rotina alimentar com foco na perda de peso é fundamental consultar um profissional de saúde.

Alimentos termogênicos podem ser aliados na perda de peso mas se consumidos de maneira equivocada, ocasionam alguns problemas de saúde.

Dentre eles podemos destacar dores de cabeça, insônia e problemas no aparelho digestivo.

Lista de alimentos termogênicos (alguns exemplos)

Chá-verde

O chá-verde já é uma bebida muito conhecida pelos seus efeitos termogênicosdevido à sua eficiência para acelerar o metabolismo.

A bebida aumenta a produção do hormônio adiponectina, que reduz inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina e favorece a queima de gordura.

O chá-verde ainda é uma boa fonte de cafeína, que possui ação neuroestimulante e colabora para a redução da gordura corporal.

Amêndoas

As amêndoas são oleaginosas fonte de gorduras insaturadas. Elas promovem a aceleração do metabolismo.

Além disso é rica em cálcio e magnésio, minerais importantes para a produção de melatonina, um hormônio que favorece a queima de gordura.

As amêndoas possuem proteínas que também ajudam na queima de gordura, pois exigem do organismo um bom gasto de energia para digeri-lo.

Castanhas

As castanhas são ricas em vitamina B. Elas levam mais tempo para serem digeridas, mantendo a fome sob controle por mais tempo.

A maior fonte de selênio conhecida é a castanha-do-Pará. Esse mineral age na inativação dos radicais livres, ativando os hormônios da tireoide. Tal efeito contribui para a desintoxicação do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.

Arroz integral

O arroz integral é rico em carboidratos complexos, que são liberados mais lentamente no organismo e evitam picos de insulina no sangue.

O alimento contém fibras que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo, sendo também fonte de manganês, que ajuda a reduzir as gorduras do corpo.

Frutas vermelhas

Dentre as frutas vermelhas termogênicas podemos citar o morango, mirtilo, amora, goji berry, red berry, cranberry e framboesa.

São alimentos ricos em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural.

Possuem também fibras que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal.

Outro aspecto positivo é que as frutas vermelhas possuem baixo índice de açúcar e calorias.

Chia

Para quem quer perder a barriga, a chia é um excelente alimento.

Sua semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, principalmente na região abdominal.

A chia também possui ômega 3 o que lhe confere uma ação anti-inflamatória e as fibras auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo, especialmente do intestino.

Linhaça

A linhaça aumenta o metabolismo e favorece a queima de gordura na região abdominal, além de ser rica em ômega 3.

Aveia

A aveia exige do organismo muita energia para digeri-la e que os grãos sejam convertidos em glicose e aminoácidos.

Ela ainda ajuda a regular os níveis de açúcar e de insulina no sangue e estimulando o gasto de calorias na forma de gordura.

A aveia é fonte de fibras, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e promove a saciedade.

Pimenta

A pimenta possui a capsaicina, um componente que aumenta a temperatura corporal e estimula o metabolismo.

Para auxiliar o processo de perda de peso. a pimenta deixa o corpo mais quente, exigindo que o organismo use o estoque de gordura corporal para restabelecer a temperatura basal.

Gengibre

O gengibre tem uma eficiente ação anti-inflamatória.
Ele também possui um composto chamado gingerol, que é responsável pela ação termogênica e aumenta o gasto energético do organismo.

Canela

A canela prolonga a saciedade e diminui o desejo de comer doces. Ela também aumenta a temperatura corporal e regula a liberação de insulina pelo pâncreas.

Guaraná em pó

O guaraná em pó é uma excelente fonte de cafeína e também acelera o metabolismo.

Contém ômega 3, que possui ação um anti-inflamatório e favorece a queima de gordura, especialmente na região abdominal.

Óleo de Coco

O óleo de coco é uma excelente fonte de energia que não se transforma em gordura corporal.

Além disso, ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide e aumenta a termogênese.

O óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média, que são enviados diretamente para o fígado e convertidos em energia. Contudo é essencial que se consuma com moderação para não ocorrer problemas co a saúde.

Alimentos Termogênicos-para que servem - Quadro Resumo

Referências

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Jasmine Alimentos

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