Óleo de coco: benefícios e malefícios

O óleo de coco virou um dos grandes aliados no emagrecimento. Mas você realmente conhece todos o seus benefícios? Existe algum malefício também?

O óleo de coco é utilizado em diversas dietas, principalmente as que tem como princípio a restrição de carboidratos, como a dieta Low Carb, dieta Atkins, dieta Ravenna e a dieta Cetogênica.
O alimento ajuda realmente no emagrecimento mas seu excesso pode ser prejudicial. Veremos a seguir um pouco mais sobre esse produto derivado do coco.

Óleo de coco: benefícios e malefícios - Alimento

O que é o óleo de coco?

É um composto oleoso extraído do coco, podendo ser de dois tipos: o refinado e o extravirgem.
O óleo refinado é obtido a partir do coco seco, já o extravirgem é obtido do coco fresco.

Qual sua maior diferença em relação aos outros óleos?

Um dos principais atrativos do óleo está associado justamente ao seu tipo de gordura saturada.
Os ácidos graxos contidos nele são de cadeia media, sendo metabolizados direto pelo fígado e trasnformados em energia.
Essa energia, mesmo se não for consumida pelo corpo humano, não se acumula em forma de gordura. Essa característica é que atrai quem quer peder peso.

Benefícios e malefícios do óleo de coco.

A seguir iremos conferir alguns pontos positivos e negativos no consumo desse produto.

Benefícios

  1. Ajuda a pessoa a emagrecer
    Justamente por causa de seu tipo de gordura saturada é que o óleo de coco ajuda a emagrecer. Ela não se acumula como gordura no corpo. As gorduras dese tipo de óleo são mais bem absorvidas, inclusive pelo fígado.
  2. Controla a saciedade
    O óleo do coco proporciona uma maior sensação de saciedade, evitando a pessoa de comer cada vez mais. Isso sem dúvida é um grande aliado para quem quer emagrecer.
  3. Aumenta a imunidade
    Alguns estudos indicam que esse óleo possuem componentes que mostram eficácia contra fungos, vírus e bactérias.

Malefícios

  1. Aumenta o colesterol bom… e o ruim também
    Embora possa aumentar o bom colesterol(HDL), o colesterol ruim(LDL) também é aumenta.
  2. Aumento de peso
    O óleo ajuda a emagrecer, mas em excesso o efeito é contrário. Nesse caso, o consumo maior que o gasto pode ocasionar o sobrepeso.
Óleo de coco: benefícios e malefícios - cocos

Tabela nutricional do óleo de coco

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Óleo de coco – Por 15 g (uma porção)
Calorias: 129 kcal
Carboidratos: —
Proteínas: —
Gorduras totais: 15 g
Gorduras saturadas: 12,97 g
Gorduras monoinsaturadas: 0,87 g
Gorduras poli-insaturadas: 0,27 g
Cálcio: —
Potássio: —
Ferro: 0,01 mg
Fósforo: —
Magnésio: —
Sódio: —
Zinco: —
Vitamina E: 0,01 mg
Vitamina K: 0,1 mg

Referência

Portal Minha Vida

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