Tipos de Dieta

Conheça alguns tipos de dieta e veja qual a mais adequada a você

Saiba as principais vantagens e desvantagens de 5 tipos de dieta

Existem vários tipos de dieta atualmente, cada uma prometendo um tipo de resultado ou um novo conceito. Contudo, cada uma delas apresentam características próprias e que são importantíssimas de saber antes de começar a segui-las.

1. Dieta Atkins

O conhecido Dr. Atkins foi o responsável pela popularização de uma das primeiras dietas protéicas, de caráter altamente restritivo. Inclusive não podendo usar nem manteiga ou até azeite para cozinhar. Os seguidores dessa dieta se saciam com facilidade devido à grande quantidade de proteína consumida o que acarreta. Em contra partida, a ingestão de alto teor de gordura, piorando as condições cardiovasculares e níveis de colesterol no sangue.

Até mesmo a ingestão de legumes é muito reduzida. Muitos que começam a seguir a dieta Atkins no começo sentem tonturas, fraqueza e constipação intestinal devido ao pouco consumo de fibras.

2. Dieta Mediterrânea

A Dieta Mediterrânea coo o próprio nome se basei nos costumes alimentares dos povos mediterrâneos. Nesse tipo de alimentação é incentivado o consumo de peixes e frutos do mar, azeite, castanhas e vinho. Para os brasileiros é bem mais tranquilo segui-la devido os tipos de alimentos serem comuns no país.

Essa dieta ajuda a combater problemas cardíacos, colesterol alto e hipertensão, devido à redução da gordura saturada da alimentação. Além disso, é permitido o consumo de leite e outros laticínios ricos em cálcio. para quem gosta de um bom vinho, a bebida também é liberada com moderação. Porém é bom ficar atento à quantidade que se ingere dos alimentos calóricos, como castanhas, azeite e vinho pois se consumido em excesso pode acarretar efeitos contrários ao propagado pela dieta.

3. Dieta Low Carb

Na Dieta Low Carb, o grande vilão é o carboidrato e demais açúcares. Ela vem do termo em inglês, que significa baixo consumo de carboidratos e alto consumo de proteínas e gordura.
Aqui a perda de peso é relativamente rápida devido à pouca ingestão de carboidratos.  Consequentemente ela ajuda a melhorar problemas de saúde graves como diabetes, pressão alta, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.

Como todo tipo de dieta a base de proteínas, a dieta Low Carb sacia por mais tempo após a refeição. Mas os seguidores dela devem ficar atentos à perda da musculatura que ocorre juntamente com a gordura, acabando por deixar o metabolismo mais lento.

4. Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica é baseada no mecanismo de quebra de células de gordura pelo fígado, que são transformadas em energia. Esse processo também é conhecido por Cetose. Uma das grandes vantagens
é a perda de peso rápida com preservação de massa magra, diferentemente da dieta Low Carb e da dieta Atkins.

Em contrapartida, o adepto desse tipo de alimentação deve ter muita disciplina devido à sua alta restrição, fazendo com que muitas pessoas não se adaptem a ela.

5. Dieta Paleolítica

Na Dieta Paleolítica o propósito é ter uma alimentação parecida como a que tinham nossos ancestrais há milhões de anos, onde o consumo de carne vermelha, sementes, castanhas e carboidratos era mais intensa. Nessa dieta existe um alto consumo de antioxidantes, fibras, vitaminas e baixa ingestão de sal.

Aqui também é incentivada a mudança no estilo de vida, com a eliminação do tabagismo e a necessidade da prática de exercícios físicos como os nossos ancestrais. Como desvantagens está a exclusão de leites e derivados, que pode acarretar à deficiência de cálcio.